Objetivo:
Proporcionar ao participante o conhecimento e aplicação prática para o processo de aquisição e gerenciamento da função Compras e Fornecedores em empresas privadas através de conceitos, técnicas e ferramentas aplicadas à área.
Desenvolver os princípios básicos para uma negociação bem sucedida e desenvolvimento de fornecedores, dentro dos aspectos éticos determinados pelas organizações. Introduzir novos conceitos de relacionamento entre as organizações, objetivando a redução de custos através de compras estratégicas e o aumento do valor agregado ao negócio.
Desenvolver conhecimento sobre a metodologia de Strategic Sourcing, os desafios de sua implantação e os benefícios auferidos pelas empresas “best-in-class” que já optaram por utilizá-la.
Público:
Este curso destina-se a gestores de compras, gestores de categorias de gastos e contratação de serviços, responsáveis por definir e implantar estratégias de contratação de fornecedores e compradores.
Metodologia:
Exposição de modelos teóricos atualizados de gestão, apoiando a apresentação de exemplos baseados na experiência do palestrante, e com efetiva atuação dos participantes em trabalhos práticos durante o curso, visando estimular a aplicação dos conceitos nos locais de trabalho.
Programa:
Capítulo I – Estratégias de Compras e O Supply Chain:
Importância das Compras na Competitividade.
Compras e o Supply Chain Management (SCM).
Gestão de Compras 4.0 – A Evolução do conceito.
Portais de Compras: E-procurement
As Estratégias Competitivas e as Cinco Forças de Porter.
A Matriz de Gastos de Peter Kraljic
Planejamento Estratégico de Compras
Capítulo II – Compras Urgentes x Normais – como Reduzir Custos:
Compras Normais x Emergenciais – Porque as Compras Emergenciais Acontecem – Quais os Impactos Negativos das Compras Urgentes.
Estratégias de Redução de Custos: Gastos, Matéria-Prima, Mão de Obra, Contas de Consumo, Impostos, Encargos Trabalhistas, Equipamentos, Despesas, Custos: Fixo e Variável, Perdas, Desperdícios, Investimentos.
Pequenas Reduções Diárias – Ganhos Anuais.
Capítulo III – Gestão de Suprimentos:
Como Melhorar a Gestão de Suprimentos nas Empresas
O Mapeamento de Processos
Criação de Indicadores de Performance: (Saving / Avoidance)
Qualificação e Classificação de Fornecedores
Capitulo IV – Negociando com o Breakdow x Custos:
Contratos em Aberto, Comodato e Compras Consignadas.
Negociando com o Cost Breakdow
Como Calcular e Apurar os Custos de Aquisição de Produtos
O que Devo Analisar nos Custos de Fornecimento.
Introdução ao estudo do Strategic Sourcing – Os 07 passos da Implantação do SS.